Un "error humano" poderia estar atrás do contêiner "Ever Given" encalhou no Canal de Suez, disse no sábado que a autoridade responsável por mais 40045 toneladas
dos navios do Mediterrâneo e
. metros de comprimento, o equivalente a quatro campos de futebol, está encalhado desde terça-feira no sul deste canal em território egípcio, por onde passa 10% do comércio marítimo internacional, segundo especialistas. 300 navios ancoram nas duas extremidades do canal, declarou Osama Rabie, chefe da Autoridade do Canal do Egito
Suez (SCA).
Embora inicialmente o encalhe do supercontêiner tenha sido atribuído a ventos fortes e uma tempestade de areia, Rabie assegurou que
"fatores meteorológicos não são as únicas razões " e apontou para " outros erros, humanos ou técnicos ".
Este bloqueio está causando atrasos significativos na entrega de petróleo e outros produtos, o que teve um breve impacto no preço do ouro negro na quarta-feira.
De acordo com Rabie,
Egito perdeu entre 12 e 14 milhões de dólares para cada dia de fechamento do canal. Para a revista especializada Lloyd's List, o porta-contêineres está bloqueando o equivalente a cerca de 9.600 milhões de dólares em carga todos os dias
Fotos de satélite mostrando a entrada do canal do Golfo de Suez em um "dia normal" e depois do porta-contêineres Ever Dado bloquear o caminho após encalhar. (AFP).
Dias ou semanas?
Os esforços se multiplicam desde quarta-feira para aumentar o mastodonte. As escavadeiras avançam na costa e as dragas vêm retirando terra debaixo do navio desde sexta-feira para tentar facilitar a tarefa dos rebocadores.
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Podemos terminar hoje ou amanhã, dependendo da reação do navio às marés. Colocamos outros planos de emergência em vigor ", acrescentou Rabie.
Outros estão menos otimistas e acham que não será tão fácil.
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Com os barcos que teremos até então, a terra que já conseguimos à dragagem e à maré alta, esperançosamente isso será o suficiente para poder descarregar o navio no início da próxima semana ", disse Peter Berdowski, CEO da Royal Boskalis, a empresa-mãe da Smit Salvage, a empresa holandesa contratada para ajudar na tarefa.
Se não bastasse, os contêineres terão que ser retirados para clarear o navio, advertiu Berdowski, solução que levaria muito mais tempo.
Essa opção resultaria em "um longo atraso" na retomada do tráfego, estimado Nick Sloane, especialista neste tipo de situação.
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O mais rápido seria usar dragas e extrair a areia (...) para permitir que o navio flutuasse novamente123 456 ", de acordo com Sloane, que estava encarregado das operações de refluxo do Costa Concordia.
Uma imagem de satélite divulgada pela Planet Labs mostra o navio porta-contêineres MV Ever Given encalhado no Canal de Suez. (Foto: AFP).
"Maré alta"
O proprietário do "
Ever Given" espera que ele seja recarregado à noite, de sábado a domingo.
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Estamos removendo sedimentos com ferramentas de dragagem adicionais
", declarou Yukito Kisen, armador japonês The Shoe Higaki, relatou a imprensa japonesa.
A empresa contratada para descarregá-lo até agora foi mais cautelosa e falou em "dias ou mesmo semanas" para resolver o incidente.
A gigante da navegação Maersk e a alemã Hapag-Lloyd disseram quinta-feira que estavam estudando a possibilidade de desviar seus navios e navegar no Cabo da Boa Esperança, um desvio de 9.000 quilômetros e pelo menos mais sete dias ao redor da África.
Uma grande maré alta esperada "
na tarde de domingo
" poderia ser " grande ajuda" para equipes técnicas que tentam libertar o navio, diga Jo para AFP Plamen Natzkoff, especialista em VesselsValue.
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Se eles não puderem desalojá-lo, a próxima maré alta não chegará por mais quinze dias e isso pode ser problemático
", disse ele à AFP.
Quase 19.000 barcos usaram o canal em 2020 De acordo com SCA, uma média de 51,5 navios por dia.
Segundo relatório da seguradora Allianz Global Corporate & Specialty sobre segurança marítima, "
o Canal de Suez apresenta um excelente equilíbrio de segurança
" e apenas 75 incidentes foram registrados na última década.
Fonte: AFP
Já dado, Suez Canal, Egito
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